sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Treinar até a falha, ATP e Ácido Lático




Treinar até a falha” no fisiculturismo não significa treinar até um ponto de completa exaustão: significa simplesmente continuar uma série até você não conseguir realizar nem mais uma repetição com aquele peso sem parar para descansar. O que causa essa falha? Basicamente, ela resulta da fadiga gradual das fibras envolvidas e da incapacidade do músculo de recrutar mais fibras para substituí-las. O processo de contração de um músculo envolve o processo de oxidação – de fato, uma forma de queima, motivo pelo qual dizemos que você queima calorias quando se exercita. A oxidação requer uma fonte de combustível (no músculo é a ATP) e oxigênio. Sempre que o suprimento de combustível e oxigênio estiver muito baixo, as fibras musculares não conseguirão contrair-se até que sejam reabastecidas quando você descansa e se recupera.

Outro fator limitante é a formação de resíduos que resultam da liberação de energia devido a contração muscular. Aquela sensação de queima que você sente em um músculo a medida que continua realizando repetições é devida ao acúmulo de ácido lático² na área. Quando pára para descansar, o corpo remove o ácido lático da área, e você é capaz de realizar mais repetições.
O exercício aeróbico (que significa “com oxigênio”) envolve um esforço de altas repetições em uma intensidade suficientemente baixa de forma que o corpo possa bombear sangue suficiente para a área para manter o músculo suprido. O treinamento de peso é anaeróbico (“sem oxigênio”), e a contração muscular envolvida é simplesmente intensa demais para que o suprimento de oxigênio mantenha o ritmo. Assim, os músculos ficam sem oxigênio, você cansa e tem que descansar enquanto o corpo bombeia mais sangue e oxigênio para a área fatigada.

Curiosidades:

  • Segundo a Academia Americana de Médicos de Família, mais de 75% das consultas médicas  são relacionadas ao stress e o custo estimado do tratamento de doenças decorrentes do stress no trabalho nos Estados Unidos é de 150 bilhões de dólares por ano.
  • Podemos melhorar nossa qualidade de vida quando estamos em pé, caminhando, sentados, deitados ou quando levantamos ou carregamos objetos pesados; basta apenas melhorar a postura com que fazemos cada uma dessas coisas. Irá diminuir e muito dores de coluna, entre outros.
  • As profissões mais estressantes são as de: bancários, aeroviários, professores, agentes prisionais, donas de casa, profissionais da UTI e emêgencia médica, policiais, jornalistas, entre muito outros.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aptidão Física e Saúde

Confira como a aptidã física e saúde atuam no nosso dia a dia e como são importantes:
 
 

Dicas de uma boa alimentação.



Manter o peso ou perde-lo raramente é um tarefa fácil, exige muito esfoço e dedicação de cada um. Além disso iremos passar para vocês algumas dicas de como facilitar esse processo.

1. Dividir a alimentação em 3 refeições principais e 3 lanches intermediários. Isso evita que o indivíduo fique beliscando entre as refeições, já que irá consumir pequenos lanches, aumenta o trabalho intestinal, pois haverá estímulo constante do trato digestivo e aumenta o gasto de energia para o metabolismo dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte aos poucos ao normal.

2. Deve-se mastigar no mínimo 30 vezes cada garfada. Esta ação proporciona uma melhor digestão e um melhor aproveitamento dos nutrientes, maior gasto de energia e uma menor ingestão alimentar, pois comendo devagar, uma menor quantidade de alimentos fará com o indivíduo se sinta saciado.

3. Deve-se ingerir muito líquido, principalmente água (2 a 3 litros) para a manutenção das funções normais do organismo, mas sempre no intervalo das refeições.


4.
 O açúcar deve ser diminuído ou substituído por algum outro adoçante. É muito calórico e não traz benefícios à saúde.

5. As fibras devem fazer parte da ingestão diária para assegurar um bom funcionamento intestinal e para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças como o aumento do colesterol e câncer de cólon. Além disso, alimentos ricos em fibras reduzem a sensação de fome. Recomenda-se o consumo de 20 a 30g de fibras por dia.

6. O exercício físico, quando praticado de forma correta e orientado por profissional especializado, acelera a queima da gordura armazenada, auxiliando na redução de peso.

7. Fazer as refeições em lugar tranquilo e sem pressa. Nunca se deve comer andando, vendo televisão ou discutindo com alguém. O ambiente deve ser calmo para que as frustrações não sejam descontadas no prato de comida. Com pressa, o indivíduo come exageradamente sem perceber, pois demora mais tempo para sentir saciedade.

8. Não dormir logo após as refeições e não comer alimentos pesados à noite, pois nesse período a digestão é mais lenta e difícil.

Estressado?

Essa postagem vai para os alunos, que como nós, estamos no tão esperado terceirão e vamos enfrentar o temido vestibular esse ano. Com o passar do tempo podemos perceber o stress cada vez ficando mais forte do mesmo modo que se aproxima o vestibular, mas dados mostram que exercício de relaxamento ajudam e muito nessa hora.
Enfim, não custa nada você reservar alguns minutos do seu corrido dia para melhorar a sua saúde e ficar até mais alegre e tranquilo.
Logo abaixo segue uma sequencia de exercício que podem contrinuir para o nosso dia a dia:

 
 
 
Pratique essa boa ação consigo e curta mais a vida!

Mito ou verdade?

Nosso blog também serve para dicas de melhor saúde e corpo. Então com o verão chegando nada melhor que ver alguns mitos tão falados que nos fazem sonhar com o corpo perfeito.

Confira essa reportagem:
 
 
 
 

Controlando o stress


Sabia que o estresse que você vive dia a dia no seu escritório, casa ou até mesmo quando vai se deitar pode fazer mal a sua saúde? É isso mesmo, quando se mantém niveis altos de stress constante alguns problemas sérios como problemas de relacionamento, dores de cabeça e até mesmo o câncer podem ser ocorridos.

Algumas profissões aumentam muito o nível de stress da pessoa. Bancários, Aeroviários, professores e agentes profissionais são os que mais sofrem com isso. A combinação com a ausência de amigos ou famíliares diminiu a resistencia do organismo fazendo com que o sistema himunológico fique baixo.

Existem algumas formas de controlar ou até mesmo evitar o stress. Por exemplo, evitando encontros indesejáveis, tendo uma boa alimentação, etc.
Técnicas para lidar com o stress também são bastante utilizadas.

Sabe o que é stress?


É a maneira como o organismo reponde a qualquer estimulo (bom,ruim,real ou imaginário) que altere o seu estado de equilíbrio.Para entender o estresse, é preciso entender o que é homeostase  que é o estado de equilíbrio de vários sistemas do organismo. O estado de equilíbrio é alterado pelos agentes estressantes (susto, alegria, dor frio e etc). Este equilíbrio se mantém por causa do efeito regulador dos sistemas hormonal e nervoso.

Estresse é um aspecto natural da vida. Mas ele pode ser uma ameaça à saúde e ao mesmo tempo um estimulo necessário pra adaptações positivas do nosso organismo. Existem dois tipos de estresse:

  • Eustress: conhecido como  “o bom estresse”. Exemplo: quando se apaixona.
  • Distress: conhecido como “o mau estresse”. Exemplo: algo que afete o organismo, podendo ser crônica ou aguda.

Em qualquer situação de estresse o nosso cérebro entra em ação, lançando sinais que liberam hormônios de glândulas endócrinas. Como por exemplo, quando o nosso corpo está exposto ao frio, nosso organismo produz mais calor internamente e os vasos sanguíneos sob a pele se contraem para diminuir a perda de calor na superfície corporal.

Quando nos deparamos com a situação do estresse, nossas reações seguem um padrão descrito por Selye:
  • Reação de alarme;
  • Fase de resistência(adapação);
  • Fase de recuperação ou exaustão.
Estes três estágios interagem a chamada síndrome geral de adaptação.     

 

E você, é flexível?


A flexibilidade ou mobilidade corporal vem aumentando sempre em vários lugares do corpo como articulações ou juntas. Para o desenvolvimento da flexibilidade, são utilizados exercícios de alongamentos, com o objetivo de aumentar as varias possibilidades de movimentos que o nosso corpo tem, e com isso automaticamente obtemos uma prevenção para câimbras, lesões musculares ou ligamentos. 

Quanto mais novo, mais flexível. O melhor horário para a prática de exercícios em prol da flexibilidade é durante a manhã.

Uma pessoa com pouca mobilidade terá algumas implicações para a saúde

  • Problemas posturais
  • Limitada participação em atividades esportivas
  • Maiores riscos de lesões musculares e articulares
  • Dores lombares.

Você sabia?

  • O músculo mais potente do corpo, é a língua.
  • O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichar o sangue a uma altura de 9 metros.
  • A força necessária para dar 3 espirros seguidos, queima exatamente o mesmo número de calorias que um orgasmo.
  • Se não exercitarmos os que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.
  • Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

Exercícios ao longo do tempo faz que tenhamos um melhor desempenho para atividades da vida diária, com mais vigor e menos fadiga, melhoramento nos esportes, boa postura, proteção as articulações e prevenção para osteoporose.  

Aumentando sua força muscular


    A força muscular é a capacidade que temos na contração muscular. Exemplo: mover o corpo, levantar objetos, empurrar, puxar e etc. Usados com frequência eles se tornam mais fortes, firmes e flexíveis. Se não utilizarmos podem se tornar fracos e flácidos.


    Vejam alguns exemplos de exercícios que ajudam no desenvolvimento da força e da resistência muscular:
  •     Isotônico ou Dinâmico: o músculo se encurta e se alonga enquanto a força é aplicada. Exemplo: levantamento de peso, arremesso e saltos.
  •     Isométricos ou Estáticos: aquele que os músculos contraem contra uma resistência estática. Como tentar empurrar uma parede.
  •     Isocinéticos: São realizados em equipamentos especiais que proporcionam uma resistência de acordo com o ângulo e a velocidade do movimento, é recomendado buscar uma academia com auxílios de um profissional do ramo. 




Conhecendo seus músculos


No assunto de hoje, abordaremos alguns tópicos como Músculos e ação, força muscular e saúde, desenvolvimento da força muscular, fadiga muscular e flexibilidade.

Os músculos são os que permitem a movimentação que fizemos em nosso corpo, exercendo força para mover objetos em nosso dia a dia, e são eles que nos permitem ter uma postura adequada (ereta).

Existem três tipos de músculos. Músculo esquelético ou estriado que se encontram ligados aos ossos por meio de tendões. Os músculos lisos que formam as paredes dos vasos e órgãos internos, seu movimento é involuntário. E o músculo cardíaco que tem um aspecto semelhante ao estriado, sendo involuntário para a contração. 



Dicas!!!

Oi galeraaaa, estão conhecendo bem o corpinho? Isso é apenas uma parte..

Vou dar algumas dicas pra quem quer deixar o sedentarismo de lado e se tornar um atleta.

Primeiro, você deve ter certeza do que quer, entenda que com a prática de exercícios, você fica mais saudável, com menos risco de doenças, e sem falar que a sua auto-estima aumenta muitoooo!!
O certo é seguir as seguintes regrinhas:


  1. Frequência: fazer atividade física de 3 a 5 vezes por semana
  2. Intensidade: utilizar de 50 a 85% de FC máxima
  3. Duração: fazer sessões de 20 até 60 minutos
  4. Atividades: altere constantemente os exercícios, um dia faça corrida, no outro caminhe, no posso dê uma volta de bicicleta, saia para nadar, etc.

Calculando sua FC máxima

FC máxima significa frequência cardíaca máxima, ou seja, a medida do máximo de batimentos que uma pessoa pode ter por minuto. Para adultos jovens é aproximadamente entre 195 - 200 batimentos por minuto, diminuindo com a idade.

O cálculo é feito da seguinte maneira:
[220-idade] ou 208-(0,7 x idade)


Existem alguns meio de calcular a FC. Os testes de esforço máximo, que nem sempre são possíveis ou recomendáveis. E a medida por apalpação, onde pressionasse a artéria carótida ou a artéria radial e registrasse o número de batimentos por minuto.


Programa de exercício aeróbico


A fase inicial deve ser realizada com uma  progressão gradual de carga e treinamento, com um exame médico preliminar e a orientação profissional da área de educação física. Além de ser adaptado a cada tipo de pessoa.

O condicionamentos aeróbico deve incluir:
  • Aquecimento (5 -10 min)
  • Exercício aeróbico (20-40 min)
  • Volta a calma ou recuperação (5min)
  • Exercício de relaxamento ou alongamento muscular (5min)


Os problemas da falta de atividade física.



O desenvolvimentos industrial do século XX trouxe um aumento nas doenças cardíacas, que tem por causa, por um lado, o aumento da longevidade, mudança no estilo de vida, como  aumento do sedentarismo,  o excesso de gordura e níveis elevados e constantes de stress.
Para melhor a saúde foram feitas muitas pesquisas, qual chegou ao resultado que existem fatores de risco não modificáveis (caráter hereditário/biológico, idade, sexo e histórico familiar) e os fatores de risco modificáveis (colesterol alto, hipertensão arterial, fumo, inatividade física e obesidade). Prevenindo esses fatores, tendo uma atividade física regular e exame médico preventivo, terá uma redução significativa no número de doenças e melhora na qualidade de vida.
Portanto a baixa capacidade cardiorrespiratória acarreta a baixa capacidade de trabalho, fadiga prematura no trabalho e no lazer e um maior risco de doenças cardiovasculares.

Faça o download: http://www.divshare.com/download/16474473-dbe

Escala de percepção de esforço de borg, um ótimo auxílio para o exercício.


Para melhoramento precisa associar condições ambientais, condições de saúde  para que não sinta mais cansaço do que já era previsto. Um dos meios que ajudam é escala de percepção de esforço de borg.





A aplicação da CR10 scale é simples: o praticante do exercício posiciona-se numa escala de 0 a 10, num dos níveis apresentados no quadro em função do esforço que está a percepcionar no momento. O Nível 5 corresponde a 50% da frequência cardíaca máxima ou esforço máximo. A zona alvo de treino é entre 60 a 80% da frequência cardíaca máxima o que corresponde ao nível 6 a 8. Neste sentido para o praticante ter benefícios a nível cardiovascular através da prática regular de exercício físico deverá trabalhar para atingir esta zona.

Faça o download: http://www.divshare.com/download/16474473-dbe

Sistema cardiorrespiratório, como funciona?


Nosso corpo necessita de um fornecimento constante de oxigênio (O2) e de nutrientes principal mente em forma de glicose. Cabe ao sistema respiratório (coração, pulmão, circulação sanguínea) fornecer os elementos vitais ai organismo e eliminar subprodutos das reações químicas, como o gás carbônico, ácido lático e calor produzido pelas reações químicas.
Aptidão cardiorrespiratória e a resistência aeróbica são o produto da atividade física regular e é dependente das qualidades específicas do sistema de transporte de oxigênio. Estas podem ser encontradas em atividades do dia a dia, como em eventos esportivos.
Exercício aeróbico nada mais é do que o melhoramento da aptidão física e saúde, desenvolvendo o músculo cardíaco e os demais componentes do sistema respiratório. Esses resultados são obtidos através de atividades de média e longa durações, intensidade moderada a vigorosa, de caráter dinâmico e rítmico. Ex.: caminhada, natação, etc. Quando o esforço se torna mais vigoroso se torna um exercício anaeróbico, permitindo os esforços mesmo sem o fornecimento necessário de oxigênio, mas por um período curto (2-3 minutos). Ex.: competições, corrida rápida,etc.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Acordando de bom humor


Ao acordar, depois de uma boa noite de sono, o corpo e a mente estão relaxados, ou seja, prontos para encarar alguma atividade física.  Estudos recentes provam que os exercícios pela manhã queimam mais calorias que em outro horário do dia. 

O aconselhável é fazer uma série de alongamentos assim que acorda, tomar bastante água e fazer alguma atividade aeróbica (correr, andar, bicicleta), assim o corpo começa a trabalhar melhor e o apetite ao final do dia diminui, auxiliando no emagrecimento.
Oiiii, tudo bom com vocês lindos leitores??? Espero que sim..
Vim aqui hoje dar as boas vindas a vocês que agora começarão a ler constantemente o blog que auxilia você a dar uma turbinada na saúde!!
Aqui vamos postar dicas, assuntos importantes, alguns exercícios e tudo mais... VEM CONFERIR!!!
Beijos e boa noite galera!!